Rendimentos melhores do que os apresentados pelas empresas não familiares

 

Nas bolsas de Nova Iorque, Londres e Paris existe um índice para as empresas de capital aberto e controle familiar, e, eles apresentam um desempenho melhor do que o índice geral de cada uma das bolsas. São duas as principais razões para isso:

 

1) a capacidade que a empresa familiar tem para tomar decisões estratégicas de longo prazo sem se preocupar com a apresentação de relatórios trimestrais comprovando os lucros do período. Alguns períodos serão melhores, outros nem tanto, mas o importante é o resultado a médio e longo prazo.

 

2) existe uma convergência entre os interesses dos gestores e dos acionistas que trabalham em busca dos mesmos objetivos.

 

Não estou dizendo que as empresas familiares são melhores do que aquelas não familiares; entretanto, é fato que, as empresas familiares, quando bem administradas, podem ser melhores do que as não familiares.

 

No Brasil o número de empresas de controle familiar com capital aberto na bolsa ainda é pequeno se comparado com o número de empresas familiares que estão na bolsa nos EUA e na Europa e, infelizmente, ainda são poucas as pesquisas que contemplem a realidade brasileira.