Quando marido e mulher trabalham juntos

E quando marido e mulher trabalham juntos …

Esse assunto costuma dar muita discussão.

Vinculo com o negócio define o padrão de relacionamento?

O vínculo com o negócio e os tipos de sociedade variam bastante e algumas possibilidades são: (i) casal que é sócio em uma atividade (em uma mesma profissão), (ii) casal em que um dos dois é o empreendedor, único dono da empresa e o cônjuge é (1) um investidor, (2) um funcionário ou (3) alguém com quem trocar ideias depois do expediente na empresa.

O tipo de sociedade, por si só já poderia definir o tipo de interferência no negócio. Contudo, sabemos que as ações da empresa são quantificadas, mas o poder não. Então, o investidor pode se sentir dono do negócio, quem não trabalha na empresa, mas opina em casa pode ter um forte poder de decisão e quem trabalha na empresa pode ter um grande poder de persuasão e ser responsável por muitas das decisões, Ou seja, o tipo de sociedade não determina a forma das pessoas se relacionarem em uma empresa.

A história do empreendimento, o estilo e o tempo de relacionamento conjugal são fatores que vão influenciar bastante no funcionamento da empresa.

Algumas dicas que podem facilitar o relacionamento entre os membros de um casal que trabalham juntos.

– definir quais são as responsabilidades de cada um e respeita-las! O responsável por uma área deve ser o responsável pelas decisões daquela área, é importante respeita a divisão e confiar na capacidade de quem deve decidir. Nada impede que vocês conversem sobre o assunto, mas trabalhar em equipe exige aceitar decisões diferentes da sua.

Quando os membros de um casal trabalham juntos, eles têm um objetivo em comum, e precisam trabalhar em equipe, visando sempre a cooperação e não a competição

– diante de um problema, focar SEMPRE na solução. Não adianta pensar em quem foi o culpado, de quem é a responsabilidade. Isso pode ser importante para conhecer o processo de trabalho, para saber onde houve uma falha, mas o mais importante é sempre buscar a solução

– ter cuidado ao dar feedbacks. Quando as pessoas são mais próximas e mais intimas elas podem ter conversas mais duras, mais difíceis – então, uma dica, fale sempre sobre um comportamento e não sobre a pessoa, fale sobre o trabalho e não sobre discussões passadas, foque no presente, na situação motivadora da conversa e não em temas passados.

– dedicar um tempo para atividades individuais, hobbies, encontros com amigos. Faz bem para os membros do casal individualmente e traz novos assuntos para casa.

– separar os assuntos e problemas de casa para serem resolvidos em casa e aqueles de trabalho, no trabalho. Parece simples, mas essa é a parte mais difícil.

  • Contas da empresa devem ser separadas das contas da família
  • A relação de casal conjugal é uma relação entre pares, pessoas de um mesmo nível da hierarquia, as relações de trabalho podem ser pares ou não. Evitar relações de subordinação no trabalho pode ser interessante para o casal.
  • O relacionamento de marido e mulher pertence ao âmbito privado. Não é preciso que o casal se trate de forma fria e distanciada no ambiente de trabalho mas é interessante que o apelidos e as manifestações de carinho fiquem para os ambientes privados (para não constranger os funcionários)
  • Algumas famílias optam por não falar de trabalho em casa. Optam e conseguem! Outras, delimitam um lugar da casa ou estabelecem um horário para tratar de assuntos de trabalho. É importante existir limites claros e bem definidos.

Você tem outras dicas?  Escreva nos comentários!

0 comentários

Faça um comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *