A principal característica das empresas familiares é a proximidade dos sistemas FAMÍLIA E EMPRESA

A principal característica das empresas familiares é a proximidade entre a família e a empresa e, consequentemente, o envolvimento dos familiares no negócio e a influência da família na empresa e da empresa na família.

Para a maioria das pessoas, empresa e família são duas coisas muito importantes, distintas e que não podem, nem devem ser misturadas. Entretanto, o que observamos no dia a dia com as famílias proprietárias de empresas familiares é uma interferência direta de um sistema no outro, sugerindo a existência de dificuldades em se delimitar os campos e as funções e, sobretudo, as fronteiras entre os sistemas.

Algumas questões que costumam ser relacionadas ao entrelaçamento dos dois sistemas são: o acúmulo de papéis e funções, a divergência de objetivos de uma geração para a outra, as diferentes motivações, desejos e expectativas dos membros da família, e a sucessão – tema que tem despertado maior interesse dos estudiosos e que ainda hoje é considerado assunto tabu em muitas empresas familiares.

Enquanto o sistema familiar é baseado nas emoções, visa à nutrição, ao desenvolvimento e à proteção dos seus membros participantes, que não podem escolher se querem participar do sistema ou não e têm seus comportamentos baseados em normas de lealdade e reciprocidade. O sistema empresa é baseado, sobretudo, na razão, visa à competitividade e à lucratividade no mercado de trabalho, os participantes, na maioria das vezes, podem escolher se querem participar do sistema ou não e têm seus comportamentos e atitudes baseados nas habilidades para contribuir para o crescimento e lucratividade da empresa. (Lansberg, 1983 e Swartz, 1996)

Apesar de falar sobre 2 sistemas diferentes, se você já leu/ estudou sobre empresas familiares, você já deve ter visto o esquema abaixo, que contempla três sistemas – patrimônio /propriedade, família e gestão da empresa :

O modelo que foi desenvolvido por Tagiuri e Davis há mais de 40 anos para compreender as empresas familiares tem muito a nos revelar. Dependendo do lugar em que a pessoa ocupa na sua família e na empresa vai gerar preocupações e interesses variados.

 

Nos números 1, 2 e 3 estão as pessoas que fazem parte apenas de um dos sistemas e suas preocupação vão ser relativas a esses lugares. Nos números 4, 5 e 6 estão as pessoas que ocupam dois sistemas e no número 7 estão as pessoas que trabalham na  empresa, são acionistas e fazem parte da família.

No próximo post vou escrever mais sobre isso.

 

0 comentários

Faça um comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *