Definindo de Empresa Familiar

O que é uma empresa familiar? Já escrevi sobre isso em um dos artigos …

Por ser um campo de estudo recente, os pesquisadores ainda não chegaram a um consenso e, encontrei um artigo com mais de 30 definições diferentes.
Para algumas pessoas, empresas familiares são aquelas que já estão na 2ª geração dos dirigentes, pois, só assim, terá traços e valores da família proprietária e, a empresa na geração do fundador seria uma empresa pessoal. Até faz sentido mas quando as pesquisas mostram que a maioria das empresas são familiares estão considerando aquelas que ainda estão na 1ª geração, as que ainda são administradas pelos seus fundadores.
Quando falo sobre empresa familiar estou considerando aquela empresa em que existe o envolvimento de pelo menos dois membros da família na administração ou no controle acionário da empresa. A reprodução de crenças e valores familiares na empresa, a distribuição dos cargos mais importantes entre os membros da família, o sentimento de “obrigação” em dar continuidade aos negócios familiares, o maior ou menor envolvimento da família na empresa (e vice-versa), a valorização (ou supervalorização) dos laços afetivos entre familiares e entre os funcionários são, apenas, conseqüências e especificidades deste tipo de organização, que podem estar presente ou não em cada caso.

0 comentários

Faça um comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *