Motivação para empreender

O Brasil é um país com alta taxa de empreendedorismo, ou seja, são muitas as pessoas que decidem abrir um negócio por aqui e as razões são as mais variadas.

Existe uma discussão, de que o brasileiro é empreendedor por necessidade e não por oportunidade e, o empreendedorismo por oportunidade é o que faz o país crescer.

De fato, tem muita gente que opta por montar seu próprio negócio por falta de opção. É difícil arrumar um emprego, o mercado super competitivo não paga bons salários e, ser o seu próprio patrão parece ser uma melhor opção.

Também não podemos negar que emprendedorismo, inovação e competitividade são conceitos que caminham juntos e estão relacionados com a identificação de oportunidades. Mas, se pensarmos nos grandes empreendedores brasileiros e nas famílias que controlam empresas brasileiras, nos daremos conta de que muitos eram imigrantes que vieram ao Brasil com o objetivo de “fazer a américa” e que a partir da necessidade ajudaram a construir o nosso imenso país. O cenário era outro e conseguiram juntar necessidade e oportunidade.

Alguns dos professores de empreendedorismo, meus colegas na universidade, ressaltam que a maioria dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula são referentes a “mais uma pousada” ou “mais um restaurante” e, onde está a oportunidade?

Talvez sem nem terem se dado conta, pois o jovem pensa muito no presente, esses jovens alunos encontraram uma grande oportunidade para seus empreendimentos já que o Brasil sediará a Copa do Mundo em 2014, e o Rio promoverá as Olimpíadas em 2016.

Seja por oportunidade ou por necessidade, o importante é fazer o negócio crescer e prosperar. O evento do dia 24/11 contemplará essa e outras questões.

0 comentários

Faça um comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *