algumas impressões dos funcionários que trabalham em empresas familiares

Nos próximos posts vou trazer algumas impressões de funcionários que trabalham em empresas familiares.

quando fiz a minha pesquisa, fiquei muito surpresa com o que encontrei, com os depoimentos que ouvi. Imaginava que trabalhar em uma empresa familiar seria uma experiência cheia de desvantagens. Como tudo , tem seus pontos fracos e fortes.

Segue o depoimento de um senhor, administrador de empresas, que trabalha há 10 anos em uma empresa familiar que está passando para a 3a geração – filhos e netos do fundador trabalham juntos.

” Eu aprendi muito com essa família … se eu pudesse escreveria um livro sobre eles. Eu nunca tinha visto uma família como essa, nas coisas boas e nas coisas ruins. É uma família muito unida mas a gente nota, politicamente, algumas facções, sabe? Eles podem divergir, podem rivalizar mas, só até o momento em que alguém de fora começar a falar mal deles. É mais ou menos assim, se é pra falar mal, deixa que eu falo! Eles se defendem, com unhas e dentes, quando um estranho tenta criticá-los.
Outra coisa que aprendi é que eles são muito unidos, são batalhadores … eles podem divergir mas eles não fariam mal a um outro membro da família. A gente vê por aí, famílias se degladiando, eles aqui não. Nessa família ninguém vai prejudicar ninguém, puxar o tapete, derrubar o cara, sabe? De jeito nenhum.
Eles sempre se defendem, as vezes eles podem prejudicar o negócio, a empresa mas aqui a família está em primeiro lugar.”

Bom, sobre esse depoimento podemos dizer que …
– Os valores da família, aparecem, ou até modelam, o comportameto dos membros da família na empresa.
– Assim como os valores da família, as rivalidades que surgem no ambiente familiar, podem aparecer no ambiente da empresa.
– Família é, ao mesmo tempo, pertencimento e separação, individualização, ou seja, sou membro dessa família, faço parte desse grupo, mas cada pessoa tem as suas características. Somos um grupo mas podemos ter opiniões diferentes!
– Em algumas famílias, a família é mais importante do que o negócio; em outras, o negócio é mais importante. E o mais interessante é que os membros da família possam estar atentos à família e à empresa, como no movimento de um pêndulo, em alguns momentos o pêndulo tende mais para um lado ou para o outro e o ideal é que as posições não fiquem cristalizadas.

0 comentários

Faça um comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *