As maiores e as mais antigas Empresas Familiares no mundo

Por Carla Bottino

Existe alguma instituição mais duradoura ou universal do que a empresa familiar? O Professor William O’Hara, lançou essa pergunta no seu livro “Centuries of Success   sem tradução para o português e, ele mesmo deu a resposta “Desde antes das empresas multinacionais, já existia empresa familiar, desde antes da Revolução Industrial, já existia empresa familiar”, elas existem há muitos anos!

A pesquisa liderada por O’Hara trouxe bons frutos – a lista das 100 empresas familiares mais antigas do mundo e a lista das 250 maiores empresas familiares do mundo, disponíveis no site da Family Business Magazine www.familybusinessmagazine.com

Dentre as mais antigas empresas familiares no mundo, a mais nova tem 225 anos, 4 dessas pertencem a uma mesma família há mais de mil anos e, a empresa mais antiga é  a Kongo Gumi, uma construtora de templos japonesa, fundada em 578.

Na lista das 250 maiores empresas familiares do mundo, 130 são americanas, 17 francesas e 16 alemãs. De acordo com ou autores da pesquisa, as empresas e os países trazem histórias muito diferentes. Apesar de 130 empresas americanas aparecerem nessa lista, apenas 7, estão entre as 25 maiores. A Coréia, país em que o poder é concentrado nos grupos industriais familiares, tem apenas três empresas listadas e, as três estão entre as 11 maiores empresas familiares e duas estão entre as 4 maiores.

Vale ressaltar que:

Nessa pesquisa foram consideradas as empresas em que a família exerce um importante papel na propriedade ou na gestão.

Como as últimas atualizações são de 2003, podem ter ocorrido mudanças de posição (do ranking)

Apesar de sabermos que no mundo globalizado tudo muda muito rapidamente e, essas informações são de 2003, vale a pena conferir as duas listas!

0 comentários

Faça um comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *