Mas quem está escrevendo?

Já apresentei alguns dos objetivos do site e, acho que vale a pena me apresentar …. sou psicóloga, terapeuta de família e especialista, apaixonada pelo tema das empresas familiares. (Quem quiser saber mais, o meu currículo está na seção Quem somos do site).
Cresci em um ambiente em que era natural ser filho ou neto de donos de empresas. As minhas famílias (por parte de mãe e por parte de pai) tinham empresas e meus amigos de escola também eram filhos de empresários.

Como nunca pensei em trabalhar nas empresas da família, fiz a faculdade de psicologia e depois mestrado e especialização em terapia de família. Nessa época, o fato de famílias levarem questões da empresa, do dia a dia do trabalho para a terapia começou a chamar a minha atenção.

Em 2001, quando comecei a dar aulas de Atitude Empreendedora no Programa de Formação de Empreendedores da PUC-Rio encontrei alunos que queriam ter uma experiência profissional antes de entrarem na empresa de seus pais e buscavam orientação , outros que não estavam satisfeitos com a escolha do curso, mas havia sido uma imposição dos pais … A temática das empresas familiares se fez presente mais uma vez, sob um novo viés, em um outro ambiente.

Comecei a estudar o tema, participei de um grupo de estudos do FFI no Brasil e descobri um imenso campo de estudo ainda inexplorado por aqui. Em 2003 entrei para o doutorado com o objetivo de investigar o funcionamento das empresas familiares a partir do ponto de vista dos herdeiros, dos funcionários e dos consultores de empresas. Eu já tinha lido muitas coisas sobre o tema, havia encontrado um cenário bastante diferente daquele em que eu havia crescido, então escolhi ouvir os sujeitos de 3 categorias diferentes, desde os mais envolvidos com o negócio até os consultores/ observadores externos.

Hoje tenho uma missão de produzir e disseminar informações relevantes para a saúde e continuidade das empresas familiares e para alcançar meus objetivos atendo famílias donas de empresas no consultório, sou professora da disciplina Empresas Familiares e estou trabalhando para que este site www.portaltudoemfamilia.com.br, direcionado para as pessoas que trabalham com seus familiares, seja um sucesso.