Qual é o momento para começar a planejar a sucessão?

Essa é uma pergunta freqüente. As pessoas querem saber qual é o melhor momento de preparar a sucessão e costumo dizer que o momento é agora, independente da idade dos filhos do dono da empresa.

Claro que uma empresa em fase inicial vai ter como desafio sobreviver em um mercado globalizado, super competitivo. Alguns dados mostram que a cada 10 empresas abertas, depois de 5 anos apenas 3 continuam “na ativa”, as outras 7, por motivos vários, encerraram as suas atividades.

Com o passar do tempo, a empresa cresce e surge a necessidade de profissionalizar a empresa. E profissionalizar a empresa não significa contratar profissionais não familiares no mercado de trabalho, mas profissionalizar a gestão da empresa, conseguir delimitar as fronteiras existentes entre família, empresa, colocar a família a serviço da empresa. E nesse cenário, nunca é cedo para começar a planejar a sucessão.

Planejar a sucessão está diretamente relacionado com preparar os sucessores. Atenção, herdeiro e sucessor não são sinônimos! O herdeiro herda a empresa, o sucessor é quem vai dirigi-la, administrá-la. E, é pensando nisso que os pais devem sempre conversar com os seus filhos sobre o negócio.

É importante que as crianças conheçam a empresa e reconheçam que aquele lugar é um lugar de trabalho sério. Muito provavelmente é a empresa da família que garante o sustento dessas pessoas mas os filhos devem saber que não devem tratar a empresa como a galinha dos ovos de ouro, se os membros da família não se relacionarem com a empresa de forma profissional, a tendência é que o negócio não prospere.

Também é importante facilitar o diálogo entre os membros da família … temas como trabalho, dinheiro, carreira , sucesso devem ser discutidos de forma clara e transparente. Os planos para o futuro também não devem ser deixados para o futuro, fazemos planos hoje do que queremos ter ou ser no nosso futuro.

O planejamento da sucessão não é um evento pontual mas uma atitude que deve (ou deveria) ser adotada em todas as famílias que têm uma empresa. Por isso, nunca é cedo para fazer tal planejamento e os temas serão abordados da forma como as crianças e adolescentes puderem compreender.

0 comentários

Faça um comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *