Quais são os valores da minha família?

Depois do post anterior recebi algumas mensagens de pais preocupados com o que eu havia escrito “Como assim, transmito mensagens diferentes daquelas que eu gostaria! Meus filhos herdarão o que eu não gostaria que eles herdassem?”

Vou explicar melhor, com alguns casos ….

Em uma família de classe média, os pais sempre trabalharam muito, muitas horas por dia, sete dias por semana e tudo o que conseguiram foi com muito sacrifício e viviam na maior insegurança mas, com todo esforço e dedicação, proporcionaram uma excelente educação (boas escolas, faculdade e até pós-graduação) aos seus filhos. Esses pais transmitiram a idéia de que é importante trabalhar duro para colher bons frutos e no fundo eles gostaria que seus filhos tivessem uma vida mais estável, segura, sem os altos e baixos de ter um próprio negócio. Talvez eles (os pais) se sentiriam mais confortáveis se seus filhos fizessem um concurso público.

Um outro caso, uma família, também de classe média, em que os filhos não querem trabalhar na empresa do pai. É bastante compreensível a decisão desse filhos que cresceram ouvindo o pai falar das dificuldades de ser empresário. Se o pai chega em casa cansado, chateado e frequentemente diz que “esse negócio só me dá dor de cabeça” “faz o cabelo cair” ou “faz nascer mais cabelos branco”, saudável é o filho que deseja um caminho diferente!

Um outro caso interessante era de uma família em que o único filho homem, quem, na imaginação dos pais, deveria dar continuidade aos negócios da família, optou por abrir um novo negócio. Nessa família o valor estava em abrir um caminho novo, descobrir um novo negócio e começar do zero.

Você já parou para pensar sobre quais são os valores que seus filhos herdarão? Qual é a cultura dessa família? quais são os valores? mais importante do que pensar sobre isso é conversar sobre os desejos e expectativas de cada um