Planejamento de 2010 – processo de planejamento estratégico do negócio

Fala-se muito que no Brasil os empresários não fazem planejamento …
Bom, isso sem dúvida é reflexo do nosso passado não muito distante. Entretanto, é difícil de acreditar que os empresários brasileiros não “saibam” o que desejam alcançar, quais são os objetivos para o ano e para os anos seguintes.

É possível, e nossa experiência tem nos mostrado que o planejamento existe sim, mas geralmente ele está na “cabeça do dono do negócio” e não é compartilhado com a equipe de trabalho.

Na fase inicial, quando era apenas uma única pessoa que tomava todas (ou as principais) decisões, bastava que o líder conhecesse tal planejamento. Hoje, mesmo que a empresa continue com apenas um dono, dependendo do negócio e do estilo de liderança, é fundamental que os funcionários tenham conhecimento do planejamento do negócio. É como se o líder fosse o comandante do navio e só ele soubesse o destino final. É claro que o planejamento não tem como objetivo engessar o negócio, é um norteador para as ações de todos os envolvidos no negócio.

Para quem ainda não fez o planejamento de uma maneira formal e estruturada, o 1º passo para a realização de um planejamento estratégico do seu negócio é fazer uma revisão da missão e da visão da sua empresa. Todas as organizações têm uma missão, uma causa, a razão de existir que funciona como um orientador. (Em muitos casos, a missão existe apenas na cabeça dos donos da empresa e de uma maneira mais ou menos explicitada). Será que você conseguiria, em uma ou duas frases, traduzir a razão de ser do seu negócio?

Enquanto a missão define a essência e as crenças da organização, a visão define o que a empresa quer ser no futuro; funciona como o projeto do que a organização deveria ser, auxiliando então, na definição dos objetivos organizacionais mais importantes.

Objetivo é o resultado desejado que se pretende alcançar em um determinado espaço de tempo. E a partir dos objetivos são estabelecidas as estratégias adequadas para alcançá-los. A estratégia é formulada a partir da missão, visão e objetivos organizacionais, da análise ambiental ( como é e o que há no ambiente no qual a organização está inserida) e da análise organizacional (o que existe na empresa), para depois definir o que deve ser feito.

Dessa forma, a estratégia é uma maneira de aproveitar e maximizar as oportunidades externas e neutralizar e minimizar as ameaças do ambiente externo, assim como, aproveitar e maximizar as forças internas e minimizar e neutralizar as fraquezas organizacionais.

Em outras palavras, para realizar um planejamento estratégico é preciso passar por um processo que envolve a revisão da missão, visão e objetivos organizacionais, e a análise das forças e fraquezas do ambiente interno e das ameaças e oportunidades do ambiente externo.

Nos próximos posts apresentarei as missões de empresas conhecidas.