O que aprendemos com os nossos avós?

 

O que aprendemos com os pais dos nossos pais? A terapia de família valoriza bastante a herança de mitos, ritos e valores que são passados de pai para filhos.

 

Cada família possui uma herança que é única. às vezes, famílias de uma mesma região possuem hábitos parecidos, com significados semelhantes mas as famílias são únicas e o que aprendemos com as nossas famílias são os valores que nortearão nossas escolhas, nossas ações.

 

Certa vez, em um dos eventos sobre empresas familiares que promovi na PUC-Rio, um dos palestrantes – herdeiro de uma família que controla um grupo de empresas de sucesso / prestígio no Brasil – estava falando sobre os valores que fazem parte da sua família e, algumas pessoas da platéia queriam anotar todos aqueles valores. Muito simpático, o palestrante disse que não teria problema em repetir aqueles valores, mas deixou claro que aqueles eram os valores da sua família e faziam sentido na empresa da sua família. Ele ainda sugeriu que cada um pensasse sobre quais são os valores aprendidos com as suas famílias. Quais desses valores podem ser os valores da empresa da sua família? Não faz sentido copiar os valores dos outros a não ser que aqueles reflitam os seus próprios valores.

0 comentários

Faça um comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *