Final do ano … tempo de reflexões

Nem acredito que já passamos da metade do mes de dezembro! Passei os últimos dias super envolvida com a correção de provas e trabalhos da faculdade, pois, antes das tão esperadas férias, nós, professores, temos uma quantidade enorme de trabalho.

Sim, é muito trabalho mas é muito bom ler as histórias de empreendedores que pelas mais variadas razões, iniciaram o seu próprio negócio e hoje estão vivendo fases diferentes do ciclo de vida da organização – tem os que estão profissionalizando a empresa, tem os que optaram por passar o negócio para terceiros (venderam a empresa), e tem as famílias que já estão na 2a, na 3a ou na 4a geração de administradores da empresa.

Estou tentando convencer os meus alunos a transformarem essas histórias em casos ou em contos que possam ser disponibilizados aqui no site e compartilhados entre os interessados pelo tema.

Na semana passada também participei de uma banca de dissertação de mestrado sobre a iinfluência do estilo de liderança no desempenho de pequenas empresas familiares brasileiras. Foi super interessante e no ano que vem teremos um artigo sobre esse trabalho aqui no site.

Bom, mas o fim do ano não é apenas um período de muito trabalho, é tempo de refletir sobre o ano que está acabando e de planejar o ano que está chegando.

Quem alcançou bons resultados, provavelmente, desejará manter o mesmo ritmo ou quem sabe até, melhorar seus resultados. Quem não conseguiu cumprir suas metas, deverá reavaliá-las e traçar um melhor plano de ação.

As mudanças podem ser pequenas ou radicais, podem exigir uma menor ou maior adaptação. Tem pessoas que após essa reflexão descobrem que devem, por exemplo, mudar de carreira. Já pensou o que isso pode significar? Vou fazer um post sobre isso pois o assunto é quente, longo e merece um espaço só para ele.

Além de avaliar o que passou, o fim do ano costuma ser o período de refazer os laços, as amizades, de renovar os contratos, os vínculos afetivos … o sentimento e o clima de festas parecem promover a amizade, as reconciliações.

Como foi 2009? Quais são seus planos para 2010? pense na vida profissional e na pessoal, pos, na relação “contem e está contido”, a 1a está contida na segunda!

0 comentários

Faça um comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *