Dia dos avós

 

Dia 26 de julho é comemorado o dia dos avós. Há quem diga que os avós servem para mimar e até estragar os netos. De fato essa é apenas uma visão do papel dos avós nos dias de hoje.

 

Temos presenciado situações em que os avós são o suporte emotivo e até financeiro de muitas famílias. Os avós ficam com seus netos enquanto seus filhos estão trabalhando,  outros contribuem com a sua aposentadoria para aumentar a renda da família.

 

Quando o assunto são as empresas familiares, podemos afirmar que muitos avós foram os responsáveis pelo início de um negócio que, hoje, garante o sustento de toda a família. Em algumas empresas podemos encontrar três gerações que dividem o mesmo espaço e tentam manter a harmonia apesar das diferentes (e, as vezes, contraditórias) opiniões.

 

Os avós estão envelhecendo com muita saúde e disposição, além disso, trabalhar na sua própria empresa pode gerar uma enorme satisfação e um sentimento de não querer se aposentar que é cada vez mais comum, o avô passar o bastão da sua empresa para o neto e não mais para  seu filho.

 

Temos presenciado fundadores que trabalham até quase os 80 anos de idade. Seus filhos, com quase 60, já não pensam mais em ocupar o posto de sucessor e deixam-no para os seus filhos.

 

Não estamos dizendo que esta seja uma opção boa ou ruim, é uma constatação de algo que vem acontecendo. E, já que essa é uma realidade, deixamos uma dica para os avós e netos que já trabalham juntos: “ os tempos são outros, os aprendizados são diferentes – os mais velhos possuem um conhecimento tácito de longa data, os mais novos, um conhecimento formal, adquirido recentemente na escola, na universidade – e, apesar de serem conhecimentos diferentes eles não precisam ser excludentes, podem ser complementares. Saber respeitar e aproveitar o conhecimento de cada um pode ser um dos segredos para o sucesso da empresa.”

 

0 comentários

Faça um comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *