Desafios, oportunidades e realizações nas empresas familiares

 

São vários os desafios de se trabalhar em uma empresa familiar, mas, com os desafios, surgem as oportunidades e também as realizações.

 

Se o contato estreito e constante com os donos do negócio pode ser encarado por alguns funcionários como uma forte desvantagem, para outros pode ser uma grande oportunidade, principalmente quando você consegue apresentar um novo projeto.

 

“ Realmente não é nada fácil promover a mudança em uma empresa familiar – principalmente se ela ainda estiver na 1ª geração e o fundador for o responsável por todas as decisões. Contudo, quando a sua idéia é aceita, implementada e, bem sucedida, o dono da empresa sabe reconhecer o funcionário por isso.”

 

Essa fala – do funcionário de uma empresa familiar – demonstra que é possível ser bem sucedido e reconhecido em uma empresa familiar mesmo sem ser membro da família proprietária.

 

Também já ouvi muitas pessoas dizerem que trabalhar em empresa familiar não é muito bom, pois as chances de crescer profissionalmente são muito limitadas. Mas, sejamos sinceros, existem limitações em todas as empresas e, trabalhar em uma empresa familiar (pequena ou média empresa) pode permitir um grande aprendizado já que o funcionário consegue “ver” o que acontece na organização.  E essa experiência, se bem aproveitada, pode incrementar um currículo, valendo muito mais do que uma pós-graduação, por exemplo.

 

0 comentários

Faça um comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *