As férias dos herdeiros

Muita gente faz confusão com os termos herdeiro, sócio e sucessor, mas eles não são sinônimos. Herdeiro é quem um dia pode vir a herdar alguma coisa  da sua família, aqui estamos falando de herdeiros do negócio da família.  

 

As férias dos herdeiros vão depender, entre outras coisas, do tamanho (e do rendimento) do negócio da família. Contudo, o objetivo deste comentário não é  apresentar roteiros turísticos, mas falar dos filhos que optam por passar as férias no trabalho dos pais.

 

Tenho diversos alunos na faculdade que iniciam o ano letivo cheios de gás, super entusiasmados com a experiência que tiveram nas férias –  trabalhando na empresa dos pais. Para alguns, passar as férias trabalhando não é novidade; eles conhecem cada cantinho da empresa de tanto brincarem lá desde quando eram bem novinhos.

 

Evidentemente que o aprendizado é muito específico de cada etapa, de cada idade. Para quem já está na faculdade ou para quem ainda está escolhendo a carreira, as vantagens são várias: 1) Pode ser uma excelente maneira de conhecer sobre as profissões e sobre quem faz o que na empresa, sobretudo, nas empresas familiares mais estruturadas / organizadas; 2) pode ser uma ótima  oportunidade para aprender como se comportar no ambiente de trabalho; 3) pode ser uma maneira de ver, na prática,  alguns dos temas abordados em sala de aula; entre outras.

 

Talvez um dos grandes aprendizados seja a possibilidade de conviver com os membros da família em um outro contexto.

 

Se você está na dúvida do que fazer nas férias, trabalhar na empresa da sua família também pode ser muito produtivo.

 

Se você está na dúvida, se deve ou não convidar seu filho para trabalhar nas férias, pode ser uma boa aproximação (profissional) com o negócio da família.

 

0 comentários

Faça um comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *