Acontece nas melhores famílias

Depois do último post em que comentei sobre a separação dos irmãos da família Klein (Casas Bahia) recebi alguns emails de pessoas surpresas “As divergência também acontecem nas famílias que controlam grandes e conhecidas empresas?” “eles não conseguiram resolver as divergências na empresa?”

As divergências e os conflitos existem em todas as famílias, sempre! O que caracteriza uma família funcional, capaz de promover saúde emocional e bem estar aos seus membros não é a ausência de conflitos, mas a capacidade de os familiares lidarem com eles. Como cada família enfrenta as suas dificuldades é o que faz a diferença!

Em famílias, donas de empresas, os conflitos existem tanto na esfera pública (na empresa) quanto na esfera privada (na família) e o mais importante é que cada um dos conflitos permaneça na sua própria esfera!

Familiares, principalmente os herdeiros de uma empresa, não se escolheram como sócios. Herdaram o negócio e pode, realmente, acontecer, de serem pessoas muito diferentes, como objetivos diferentes para o negócio, com modelos de gestão tão diferentes (e divergentes) que talvez o mais indicado seja sair da sociedade e preservar os laços afetivos.

É mito achar que não é possível sair de uma sociedade entre irmãos de forma amigável ou então que não é possível vender a empresa para pessoas de fora da família. São possibilidades reais!

0 comentários

Faça um comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *