a grande maioria das empresas são familiares

 

A grande maioria das empresas, no Brasil e no mundo, são familiares. No Brasil elas representam mais de 95% de todas as empresas.

 

Elas são frequentemente confundidas com pequenas e médias empresas e, embora muitas tenham até 500 funcionários, podemos citar alguns exemplos de grandes empresas familiares. Nos Estados Unidos as empresas controladas por famílias representam 35% das 500 maiores empresas, segundo a Revista Fortune. 

 

Exemplos de grandes empresas familiares no Brasil e no mundo

Gerdau, Votorantin, Coteminas (Brasil),  Michelin (França), Olivetti, Benetton e Fiat (Itália), Ford e Wal-Mart (EUA), IKEA (Suíça)

 

No Brasil, podemos pensar em exemplos de diversas áreas – supermercados, lojas, escolas, indústrias, cosntrutoras, etc.

 

Para ilustrar.  O que o mercadinho do seu bairro e o Wal-Mart têm em comum?  Os dois são mercados e são empresas familiares, entretanto o envolvimento, ou melhor, a influência da família no negócio tende a ser muito maior no mercadinho.

 

O mercadinho é um pequeno negócio de atuação local, já o Wal Mart é uma grande empresa de atuação global. São os dois extremos e entre eles estão vários outros negócios familiares.

 

Seria interessante que você, empreendedor de um determinado setor, pudesse pensar nos seus concorrentes, clientes, fornecedores … quantos fazem parte do grupo das empresas familiares?

0 comentários

Faça um comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *