Sucessão e escolha do novo líder

Por Carla Bottino

Aléxis Novellino, sócio-diretor da empresa de consultoria Prosperare, especializada em empresas familiares, publicou na sua revista eletrônica – Família, iLTDA – uma série de textos sobre a sucessão e a escolha do novo líder que será reproduzida aqui no Portal Tudo em Família.

De acordo com Aléxis Novellino, procurar e escolher o novo sucessor ou CEO da uma empresa familiar pode ser uma tarefa difícil que demanda tempo e paciência. Grandes projetos, novos desafios, seleções de profissionais, avaliação de desempenhos são algumas das fases de um processo que pode durar anos.

Eventualmente, a conscientização de que escolher um dos filhos como o sucessor pode não ser a melhor das saídas para o determinado momento da empresa, transforma-se em um dos grandes desafios do fundador. Procurar alguém fora da empresa, não-familiar, pode ser mais difícil ainda.

Pensando na complexidade do assunto da escolha de um novo líder, a Newsletter da Prosperare – Família iLTDA- apresentou uma série sobre o processo da passagem do bastão e da escolha do novo sucessor. Em uma abordagem mais profunda de cada fase desse processo, a publicação eletrônica identificou 7 momentos:

• Quando começar a buscar um sucessor?;

• Decidindo se profissionais não-familiares serão procurados para o processo sucessório;

• Como escolher o sucessor?;

• O modelo de liderança a ser escolhido;

• O que fazer com aqueles que não foram escolhidos;

• A hora de passar o bastão; e

• O que fazer se não houve planejamento algum e o líder “bateu as botas?”.

Essas são algumas dúvidas normais e naturais num momento tão crucial da vida de uma empresa familiar e que por isso, valem uma atenção especial.

0 comentários

Faça um comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *