O que aprendi lá em casa?

Por Carla Bottino

Muito tem se falado sobre os herdeiros – quem é herdeiro? quem vai herdar o que? quanto do negócio cada um dos herdeiros deve receber? mas quase não se fala sobre o que pode ser considerado a principal herança – os valores da famílias! O que aprendi lá em casa?

Os filhos são herdeiros, sobretudo, dos valores que são transmitidos na família, de uma geração para outra. Geralmente os valores são transmitidos através das nossas atitudes e nem percebemos … Como assim, será que transmito mensagens diferentes daquelas que eu gostaria! Meus filhos herdarão o que eu não gostaria que eles herdassem?”

Vou explicar melhor, com alguns casos:

Em uma família de classe média, os pais sempre trabalharam, trabalhavam muitas horas por dia, sete dias por semana e tudo o que conseguiram foi com muito sacrifício e viviam na maior insegurança. Com todo esforço e dedicação, proporcionaram uma excelente educação (boas escolas, faculdade e até pós-graduação) aos seus filhos. Esses pais transmitiram a idéia de que “é importante trabalhar duro para colher bons frutos” e no fundo, eles gostariam que seus filhos tivessem uma vida mais estável, segura, sem os altos e baixos de ter um próprio negócio. Talvez eles (os pais) se sentiriam mais confortáveis se seus filhos fizessem um concurso público.

Um outro caso, uma família, também de classe média, em que os filhos não querem trabalhar na empresa do pai. É bastante compreensível a decisão desses filhos que cresceram ouvindo o pai falar das dificuldades de ser empresário. Se o pai chega em casa cansado, chateado e frequentemente diz que “esse negócio só me dá dor de cabeça” “faz o cabelo cair” ou “faz nascer mais cabelos branco”, saudável é o filho que deseja um caminho diferente!

Um outro caso interessante era de uma família em que o único filho homem, quem, na imaginação dos pais, deveria dar continuidade aos negócios da família, optou por abrir um novo negócio. Nessa família o valor estava em abrir um caminho novo, descobrir um novo negócio e começar do zero.

Quais são os valores da sua família? Quais são os valores que você gostaria de transmitir para os seus filhos? Os valores que aprendemos em casa são os norteadores das nossas ações, são as nossas crenças e premissas a partir das quais fazemos as nossas escolhas.

Vale a pena dedicar algum tempo para pensar no assunto e, ainda, fazer desse tema um assunto de família. 

0 comentários

Faça um comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *