Grupo de herdeiros

Por Carla Bottino 

A cada dia estou mais convencida da necessidade e da importância de organizar grupos de reflexão com herdeiros de empresas familiares, já que eles vivem situações muito parecidas e não sabem a quem recorrer, com quem conversar …

As discussões que surgem nas salas de aula, nas palestras e nos workshops são muito parecidas com as questões das famílias que acompanho em consultoria ou no consultório (como terapeuta de família) e, principalmente os jovens, se sentem solitários na sua trajetória profissional na empresa da família. São temas relacionados com a escolha da carreira, com a entrada na empresa, o momento e a forma mais adequados para entrar na empresa familiar, como se relacionar com os familiares em um ambiente que não é a casa, como lidar com os conflitos de geração, com os processos de tomada de decisão, entre outros.

Curiosamente, apesar de o cenário mundial já ter mudado e um número significativo de alunos dos cursos de administração ser herdeiro de empresas familiares, os cursos de graduação formam profissionais para trabalhar em grandes empresas e, o tema das empresas familiares quase não é mencionado.

Não sei explicar as razões pelas quais o aluno não tem acesso às informações que ele precisa, mas, posso garantir que essa divergência entre o que ele precisa e o que ele recebe faz com que, “nos bastidores”, os alunos busquem, entre os seus pares, aqueles que vivenciam experiências parecidas com as suas.

Em função dessa carência, estarei promovendo, a partir de setembro, um espaço para que herdeiros possam compartilhar suas experiências, aprender e ensinar e, ainda formar uma rede de contatos. O grupo acontecerá com encontros presenciais na cidade do Rio de Janeiro e, poderá ter como desdobramento um grupo de discussão virtual (fórum) para incluir participantes de outras cidades e estados.

Quem tiver interesse em participar, pode enviar um email para contato@portaltudoemfamilia.com.br

0 comentários

Faça um comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *