Gestão Profissional para pequenas e médias empresas

O cursos gestão profissional para pequenas e médias empresas oferecido pela PUC-Rio, no Campus da Barra já começou e eu tive o prazer de participar de uma aula.

Um encontro é muito pouco para tirar conclusões, mas o que pude perceber é que a forma de se relacionar com os membros da família que trabalham na mesma empresa é a principal questão para muitas pessoas.

Como posso dar feedbacks sem que o outro fique chateado ou magoado? Infelizmente não aprendemos a dar e receber feedbacks na nossa vida e isso é muito importante, sobretudo, para o crescimento pessoal e profissional.

Outro ponto importante é que a convivência familiar nos ajuda a resolver alguns pontos e a entender algumas situações.

Se ao propor uma nova ideia, percebo que a pessoa não está aberta a aquele tema, posso encerrar o assunto e trazê-lo a tona em um outro momento.  A gente sabe como fazer isso. Desde pequenos (crianças)  aprendemos o jeitinho necessário para pedir e conseguir o que queremos dos nossos pais e esse aprendizado nos acompanha por toda a vida e na vida profissional pode ser muito útil!

Se eu sei que o dia foi difícil ou que alguma coisa chateou o meu familiar, posso relevar algum comportamento que eu julgaria inadequado e sobre o qual eu poderia reclamar .

Claro que nem todas as pessoas têm essa competência mas, se você conseguir agir dessa forma pode minimizar uma série de possíveis desconfortos.

Independente da fase do negócio, se é uma empresa na fase inicial ou se é uma empresa já consoldada no mercado, lidar com as pessoas é sempre uma questão importante – sejam as pessoas membros da nossa família ou não.

Nos próximos comentários tentarei dar algumas dicas que podem facilitar a convivência entre as pessoas e , em especial, a convivência entre os familiares que trabalham juntos.

0 comentários

Faça um comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *