Empresa Familiar de Sucesso

Com bastante freqüência me fazem a seguinte pergunta “o que é uma empresa familiar de sucesso?” Contudo, essa é uma questão super difícil de ser respondida por várias razões.

1º. O que é sucesso? Geralmente é o outro quem diz se eu sou bem sucedido ou não e é algo, sempre, relativizado. Atualmente parece ser bem sucedido quem tem. O ter parece ser mais importante do que o ser. “Sou em função do que tenho e quando deixo de ter, deixo de ser”. Posso dizer que esse é um tema longo, polêmico, mas que tem causado muita confusão na vida de algumas pessoas.

2º. Qual seria o critério mais apropriado para definir uma empresa familiar de sucesso?
As estatísticas mostram que são poucas as empresas que conseguem passar para a 3a geração e dessas, um número ainda bem menor, traz resultados financeiros satisfatórios para seus donos/acionistas. Longevidade, taxa de crescimento e retorno financeiro não podem ser os únicos critérios, pois, nesse caso, onde está a família?

 Cada família tem o seu conjunto de valores e, em cada família sucesso pode ter um significado diferente.

Algumas famílias privilegiam, sobretudo, a convivência familiar (mesmo que isso ameace o desempenho da empresa). Outras, pelo contrário, privilegiam a empresa. Contudo, existe uma tendência entre os estudiosos em considerar a empresa familiar aquela em que existe uma valorização do capital financeiro e do capital emocional incluindo na lista de critérios de sucesso, além do tempo (idade da empresa), da taxa de crescimento, do lucro, da  valorização das ações, a união e o bem estar familiar, o legado positivo de valores familiares, o prestígio (boa reputação) da família.

Sendo assim, não podemos definir o que é uma empresa familiar de sucesso, mas podemos garantir que o primeiro passo para saber se a sua empresa familiar é bem sucedida é conversar com os membros da sua família, chegar a uma definição de sucesso e definir quais são os critérios que servirão para a avaliação do sucesso do negócio de vocês.